Proposta Pedagógica
Fundamentada na teoria Sócio interacionista (Vygotsky), onde o educando é quem constrói seu próprio conhecimento, visto que ele tem um conhecimento já adquirido e sua maneira de pensar sobre o mundo.
Histórico
Desde os idos de 1986 que a Missão Evangélica Sul América do Brasil, com sede na cidade de São Paulo, no Estado do mesmo nome, empenhou-se na implantação de uma Escola que se norteasse nos princípios da Bíblia Sagrada e nos embasamentos dos Órgãos Oficiais da Educação Brasileira, e que viesse atender as antigas aspirações das famílias japonesas estabelecidas na Colônia Cachoeira Grande, no Município de Manaus, no Estado do Amazonas, para proporcionar as crianças e aos adolescentes daquelas imediações, uma formação integral, desenvolvendo suas potencialidades físicas, intelectuais, morais e espirituais, na expectativa de que eles possam integrar-se no seio da família, da sociedade e na vida profissional de forma útil, sadia, responsável e consciente, em harmonia consigo próprio.
Com a aquisição de um terreno na referida Colônia, iniciaram-se as obras de construção do prédio para o funcionamento da Escola de 1º Grau, cuja denominação leva o nome da emérita enfermeira e professora JOSEPHINA DE MELLO, grande colaboradora na difusão do Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo, na Terra.
O fundador da Escola Professora Josephina de Mello, é o incansável batalhador das causas sociais Pastor Tomoyuki Nakada, japonês que aqui chegou em 1980 para ministrar os sábios ensinamentos de Jesus Cristo às famílias japonesas radicadas neste Eldorado Amazônico, tão decantado nos países estrangeiros.
Missão & Princípio
MISSÃO
Formar cidadãos responsáveis, educados dentro de uma filosofia cristã.
PRINCÍPIO
Fundamentada nos princípios cristãos, da Bíblia Sagrada. O ensino que vai além de programas, ideias e conceitos educacionais, que envolve vidas, pessoas e relacionamentos.
O que nós Oferecemos
Ensino Fundamental
Anos Iniciais
Nos anos iniciais e finais valorizamos as situações lúdicas de aprendizagem. Desenvolvemos a progressiva sistematização das experiências, como novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses.
Formamos o aluno globalmente para desenvolver habilidades e competências que o tornem apto a participar de forma crítica, criativa e autônoma na vida social, aprendendo conteúdos, compreendendo informações, sendo extremamente atuante na construção do conhecimento.
Ofertamos três Línguas Estrangeiras (Inglês, Espanhol e Japonês) e Oficinas de música, teatro, dança e instrumentos musicais. Além das aulas de Agricultura e Cerâmica que norteiam nossos alunos na prática do cultivo e da criatividade na moldagem, que percorrem o ensino fundamental.
Ensino Fundamentais
Anos Finais
Visamos o aprofundamento e a ampliação de repertórios aos estudantes. Fortalecemos a autonomia, a responsabilidade e organização, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
Temos o objetivo de fazer com que compreendam o ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura, dos valores e atitudes em que se fundamenta a sociedade tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades.
Oferecemos a Ciência como prática diária de estudo e construção de conhecimento pautado no pensamento crítico e no mundo digital, através das aulas práticas no laboratório de Ciências e nas aulas de Robótica no laboratório de Informática.
Ensino Médio
Auxiliamos os alunos a aprimorar os conhecimentos já obtidos, além de prepará-los para o mercado de trabalho, seja para ingressar imediatamente em uma profissão ou conseguir a vaga numa Universidade e assim construir aos poucos uma carreira de nível superior. Essa etapa permite a criação e o fortalecimento de laços de amizade, além de proporcionar atividades que envolvem o autoconhecimento.
Nossa Escola oferece o itinerário formativo de acordo com a BNCC, que permite aos alunos o aprofundamento nas Tecnologias da Informação, hoje tão utilizada para o aprimoramento do conhecimento técnico e científico. Além de criar possibilidade de Certificação Internacional, através da Proficiência de Língua Estrangeira – Japanese Language Proficient Test (JLPT), após as três séries desta etapa.